ESTAÇÃO ANTÁRTICA COMANDANTE FERRAZ
Vencedor do concurso Estação Antártica Comandante Ferraz, o Estúdio 41, de Curitiba, teve o melhor projeto de arquitetura para as novas instalações da base brasileira na Antártica.
O Projeto:
A proposta para a Estação Ferraz parte da interpretação do território e das condições geográficas da região. A implantação dos edifícios leva em consideração a topografia da Península Keller e as necessidades de preservação das áreas de vida animal e vegetal do entorno, entre outros fatores.
Blocos organizados distribuem o uso dos setores funcionais. O bloco superior, no nível +9,10, abriga os camarotes, áreas de serviço e o jantar/estar. Ao bloco inferior, no nível +5,95, foram incorporados os laboratórios e as áreas de operação e manutenção. Este mesmo bloco abriga as garagens e o paiol central, localizados no nível +2,50.
Um bloco transversal, também no nível +5,95, reúne os usos social e de convívio. Neste trecho estão posicionados a sala de vídeo/auditório, a lan house, a sala de reuniões/videoconferência, a biblioteca, e o estar.
Os edifícios são suspensos sobre pilares reguláveis de modo a adaptar-se às mudanças provocadas pela variação de temperatura e ao degelo.
Quando implantados, os blocos principais, em conjunto com cafangoria, heliponto, garagem e tanques de combustíveis, definirão uma praça de logística ao norte do complexo principal. Plantas de painéis fotovoltaicos completam a implantação também ao norte, e turbinas eólicas VAWT a sudoeste.
Com uma área total em torno de 3,2 mil m2, a estação terá capacidade para 64 pessoas durante o verão e 34 no inverno.
O Concurso:
O time vencedor conta com autoria do arquiteto Fábio Henrique Faria e com a coautoria de Emerson Jose Vidigal, Eron Costin e João Gabriel de Moura Rosa Cordeiro. O prêmio, além do projeto contratado. é de R$ 100 mil.
109 equipes estavam inscritas na competição e 74 trabalhos foram entregues.
A previsão para a estação começar a operar é para Março de 2015.
Daora
ResponderExcluir