terça-feira, 16 de julho de 2013

SAFE HOUSE - POR KWK ARQUITETOS

A Safe House, criada pelo estúdio de arquitetura polonês KWK Promes, para um excêntrico cliente, é considerada a casa mais segura do mundo. Está localizada nos arredores de Varsóvia, na aldeia de Okrzeszyn, na Polônia. O projeto foi concluído em 2009.



O que  mais chama a atenção na edificação são os componentes que se movem da parede exterior, permitindo que a casa seja completamente fechada e blindada, ou aberta e ligada à paisagem rural. Outros elementos móveis incluem grandes janelas - articulando as paredes exteriores que vão até 3,5 m de comprimento e uma ponte levadiça do piso superior, que dá acesso a um terraço acima da piscina. Todos os componentes móveis são operados com sistema eletrônico interno.

Quando aberta, o interior da casa se integra totalmente com o jardim. Os grandes vidros atrás das paredes móveis permitem receber muita luz natural durante o dia, e também muita energia, a fim de armazená-la durante a noite, quando a casa está fechada. Este processo se repete diariamente e essa rotina remete aos processos que ocorrem na natureza – a casa se assemelha a uma planta em seu ciclo de dia e noite.



A Face Sul da casa exigiu um tipo diferente de solução de segurança, já que seria uma área usada para entretenimento, jantares e para desfrutar de ar fresco no pátio dos fundos... Podendo ser fechada durante a noite, ou quando não estiver sendo usada, foi instalada uma imensa porta de metal "roll-up" de 14 por 6 metros. A porta é operada por um motor elétrico e é ativado através de um touchpad eletrônico. Além disso, é feita de alumínio anodizado branco o qual pode funcionar também como um grande projetor para filmes, jogos.. mantendo a intenção de entretenimento da face sul.


Quando a casa se abre para o jardim, paredes laterais movem-se em direção ao muro exterior, criando um pátio. Depois de cruzar o portão, o visitante é então obrigado a aguardar dentro desta zona de segurança até receber autorização para entrar na casa. Assim, se a casa estiver fechada, a zona de segurança se restringirá aos limites da construção. Mas, durante o dia, quando as paredes estão abertas, ela se estende aos limites do terreno.




Apesar da aparência monolítica quando vista em planta, a casa é bastante orgânica, uma vez que pode alterar a sua aparência e funcionalidade, dependendo da necessidade do momento. 

A casa é grande! É praticamente uma fortaleza com um interior espaçoso e aberto. O espaço é de aproximadamente 1900m2 distribuídos em dois andares, sem incluir o anexo da piscina que é acessado através de uma ponte levadiça que também se retrai, estilo neo-medieval. 

O excêntrico proprietário (que não quer seu nome divulgado) é fã assumido de filmes de terror, principalmente os de zumbis. Ele diz que a casa é a primeira do mundo à prova de um ataque dos tais. 

O valor estimado do imóvel não foi divulgado, mas o dono não pensa em coloca-lo à venda (vai que uma gangue de zumbis resolve atacar a Polônia).
















































quinta-feira, 16 de maio de 2013

KARLOVY LÁZNE O CLUBE DE 5 ANDARES EM PRAGA


A maior balada da Europa Central em meio a arquitetura gótica da histórica cidade velha, em Praga, na República Tcheca.



O CLUBE:

O clube encontra-se na chamada cidade velha de Praga. 
Pertinho da praça central da cidade velha, onde encontra-se o famoso relógio astronômico, o prédio que o abriga é um prédio antigo, de influências góticas, construído no século XV e preservado até hoje. O prédio da para o rio e pode ser visto da Ponte de Carlos, uma ponte Gótica, também, do século XV.

Karlovy Lazne é a maior instalação de seu tipo na Europa Central, graças aos seus cinco andares com diferentes decorações e musicas. É também um dos melhores clubes tecnicamente equipados do mundo. É o mais conceituado também, por seu caráter original e pelo fato de que os interiores históricos do edifício, construído no século XV foram preservados. Além de ter a fachada preservada, foram preservados, também, o mosaico de ladrilhos originais dos corredores e paredes, quadros de mosaico nas principais salas e velhas instalações de spa e piscinas parcialmente preservadas no estilo de banhos romanos, que agora servem como pistas de dança sem água em dois andares do clube, tudo isso torna-se ainda mais impressionante com as instalações modernas e a música que criam uma atmosfera completamente única. Não é a toa que Karlovy Lazne é o clube de dança mais visitado na República Tcheca.





Quem  a Karlovy por fora, pode acha-lá feia, velha, por ser em um prédio tão antigo, mas ao entrar na balada, percebe-se que o que se  por fora, não é nada do que se encontra lá dentro.
Tem 5 andares, cada um toca um estilo diferente de som. Todos eles possuem um bar na parte da frente, com janelas viradas para a rua, e uma pista de dança na parte de trás. A impressão que se tem é que são cinco boates diferentes, uma em cima da outra, pois o formato das pistas e a decoração de um andar é completamente diferente dos outros.



OS CINCO ANDARES:

MUSIC CAFE:



O primeiro nível, que fica no subsolo, é chamado Music cafe, possui computadores com acesso liberado a internet. É a menor parte do clube, onde muitos elementos originais foram preservados, como a roda de um moinho e um forno.






DISCOTHEQUE:

O primeiro andar, denominado Discotheque, toca música eletrônica, com muito techno, electro e suas variantes. Você vai dançar na área que originalmente serviu como uma piscina e que agora tem vários efeitos de feixes de laser, parede interativa, estátuas de laser, hipercubo e vários outros efeitos.







KALEIDOSKOP:

O segundo andar, conhecido como Kaleidoskop, é dedicado às musicas das antigas discotecas, no estilo ABBA. O piso todo iluminado, muda de cor conforme a batida da música em estilo retrô. O andar é dedicado aos oldies eternos. Elvis e Marilyn por trás de uma parede de água e DJ tocando em um Cadillac complementam o andar.






PARADOGS:

O terceiro piso é o Paradogs, que mistura os hits atuais do R’N’B e hip hop, os maiores sucessos da “música negra”. Essa é considerada a principal pista da casa e é a que fica mais cheia durante a noite. Ao contrário da Kaleidoskop, onde o piso iluminado muda conforme a batida da música, na pista Paradogs é o teto que faz este papel.






CHILL OUT:

O último andar é chamado de Chill Out, onde é possível relaxar curtindo um som mais calmo, sentado em sofás e curtindo o visual do terraço. Este nível abre apenas em alguns dias da semana. O andar é num estilo neo-barroco. Pode-se sentar em sofás de “ouro” e admirar as paredes com os ladrilhos originais. 





Com certeza um lugar que deve ser vistado por quem vai à Praga. Não só pela diversão, mas também pela arquitetura e a bagagem histórica da região.
Curtiram?